Para relatar este fim de semana, preciso recuar até à noite de quinta feira. Depois de uma grande noite de conversa, com uma ida nocturna ao Cabo da Roca, deixei no ar a promessa de no dia seguinte, entre as 18 e as 20h, fazer cerca de 50 km, tomar o primeiro banho de mar em 2009, remendar um furo no pneu da mota, arrumar o saco de viagem para Góis e estar a tempo e horas no ponto de encontro.
Assim fiz. Sempre nas calmas e sem acelerar, saí de Carnaxide, directo a Caxias. Não é a minha praia de eleição, ou melhor, nunca tinha dado banho por estes lados, mas sendo a mais próxima e a que menos desviava do percurso, nem hesitei. Entrei praia dentro com os equipamentos de protecção e os olhares de grande parte dos banhistas... e se eram muitos!
Despi a roupa e vesti os calções. Preparei a prova para justificar a promessa. Telefone a gravar apontado para a água e... banho. Sem cerimónias porque estava calor. Sempre de olho no telefone, não fosse alguém se interessar por ele... Depois de duas investidas saborosas e refrescantes nas águas calmas e aparentemente limpas, retornei ao areal. Desliguei o vídeo que estaria a fazer e segui viagem. Mais tarde percebi que não tinha filmado... que cena. Têm de dar credito à minha palavra.
Segunda etapa, seria remendar o pneu de trás da mota. Passei por 2 bombas de gasolina e nenhuma tinha o "ar" a funcionar... Só em Mem Martins cumpri o planeado...
Segui para um ritual de sexta feira. Lavar a mota. Pensei, bolas se vou fazer km tenho de olear a corrente. Para olear a corrente era boa ideia lavar a mota. Uma coisa leva à outra e assim fiz:
Depois de lavada, olear a transmissão, para que dure mais uns km sem pedir reforma antecipada:
Seguiu-se uma subida ao 2ºB para arrumar o saco, tomar uma banhoca e seguir para a 2ª circular. Cheguei lá pelas 20h:03m, como pode comprovar o Carraça que já lá estava. Cerveja para refrescar e arrancar para Góis. A viagem fez-se bem, com algumas peças a saltar da mota do Carraça eheheheheheh um desencontro pelo caminho, também normal mas chegámos todos (Carraça, Eu, Jorge, Rodrigo, Maria, Burgão e Rita) a tempo e horas de uma graaaaaande noite.
2009 parece ser o ano das boas concentrações. Não sei se é pela minha disposição, talvez esteja a entrar realmente naquele espírito. Facto é que quer Faro, quer Góis valeram a pena, pela camaradagem vivida e acima de tudo pelo numero de pessoas conhecidas que por lá vi. Para aqueles que lá estiveram pela primeira vez, como o Avelar, espero que tenham gostado no mínimo tanto quanto eu...
Góis vale não só pelo recinto, mas acima de tudo pela paisagem e tudo o que nos oferece a nível de natureza. Quer o rio Ceira, quer as várias maravilhas naturais que se encontram um pouco po toda a serra da Lousã, assim como as estradas, para quem gosta de conduzir, claro. Entretanto as rápidas melhoras para a Rita que ainda assustou muita gente com uma gripe, que espero estar resolvida.